O Espaço Novo Olhar, que oferece apoio educacional para crianças, adolescentes e adultos com Síndrome de Down e autismo, vai apresentar a peça “Preconceito ou Respeito?” nesta quinta-feira, 12, às 19h, no Teatro Ednaldo do Egyto, no bairro Manaíra, em João Pessoa. Dirigida pelo professor Flávio Ramos, a peça será estrelada por cerca de 15 alunos e tem como objetivo lançar um olhar empático e de inclusão para os atendidos pela escola, além de celebrar os trabalhos realizados em 2019.
“Preconceito ou Respeito?” foi o tema escolhido pelos próprios alunos para a encenação, quando perguntados pela equipe pedagógica sobre o que gostariam de mostrar no palco. Dois alunos do Novo Olhar que não possuem deficiência cognitiva também vão estar na peça. Eles estão no espaço para receber reforço escolar e melhorar as notas, numa experiência bastante inclusiva na qual todos aprendem juntos.
“A arte cênica é muito importante para o processo pedagógico. Ela trabalha a voz, o equilíbrio, a concentração, a atenção e a parte física através de alongamentos. Neste ano, os alunos decidiram o tema da peça e isso foi muito interessante”, destacou Ana Sofia Maia, diretora do Espaço Novo Olhar.
Na mesma noite da peça, os alunos do Espaço Novo Olhar também farão o exame de mudança de faixa de judô, assim como demonstração de alguns movimentos da arte marcial. Os alunos treinaram o esporte durante o ano inteiro com os professores Luma e Ailton Pinheiro.
Os interessados em assistir as apresentações poderão adquirir as entradas na própria entrada do teatro, no dia do evento, ao preço de R$ 20,00. No local, também serão vendidas camisas com o tema da peça, que reforçam a mensagem de respeito e inclusão para as pessoas com algum tipo de deficiência cognitiva.
Sobre o Espaço Novo Olhar
O Espaço Novo Olhar está sediado em João Pessoa desde 1999. É dirigido por Ana Sofia Maia, professora, psicopedagoga e psicóloga com 43 anos de carreira. O objetivo do espaço educativo é oferecer reforço escolar para pessoas com deficiência e que têm dificuldade de aprendizado nas escolas regulares.
As atividades desenvolvidas vão desde a alfabetização até aulas complementares de artes, dança, teatro, culinária e judô que contribuem para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras e socialização. Os alunos têm autismo, Síndrome de Down e algumas questões relacionadas a deficiências cognitivas.